Fotografia: Gislândia Barros






















CURTA METRAGEM PRODUZIDO EM CURSO DE CINEMA
 E VÍDEO TEM ESTREIA NO CINE SÃO LUIZ

O curta metragem NÃO PARE DE SONHAR produzido por jovens da comunidade do grande Bom Jardim tem sua estreia no Cine são Luiz. O curta fez parte da programação da I Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens  no dia 12 de novembro de 2018.


O curta também foi apresentado na Virada Cultural no CCBJ
O filme foi resultado do curso de cinema e vídeo realizado pelo Centro Cultural do Bom Jardim em parceria com o coletivo Bom Jardim Produções. A proposta do curso foi bastante ousada e contou com a facilitação pedagógica de Josenildo Nascimento e colaboradores do Coletivo. Cabia ao facilitador,  além de realizar aulas teóricas, produzir com os alunos das Escolas Osíres Pontes, CAIC e JOCIÊ Caminha, um curta metragem que envolvesse as três unidades de ensino. O curso também foi a junção  do projeto “Artista Presente!” da SEDUC com a escola de audiovisual do CCBJ e apoio de outras instituições como: UNICEF, Comitê Cearense de prevenção de Homicídios na adolescência, VIESES – UFC, Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa – CDVHS, Ceará Pacífico, FECOP e Governo do Estado do Ceará. 

Josenildo Nascimento e aluna Andriely falam sobre a produção
De todos os cursos facilitados pela Bom Jardim Produções (BJP), esse foi um dos maiores desafios já enfrentado pelo coletivo. A BJP teve  menos de um mês pra facilitar a produção do curta com os alunos das três escolas de ensino integral e apresenta-lo no cine são Luiz. Mas no fim, deu tudo certo. O filme foi bem aceito por todos,  o cinema lotou e o curta hoje faz parte do acervo de material pedagógico das escolas de ensino integral.




Além de ser apresentado no cine São Luiz o filme também foi exibido no CCBJ na Virada Cultural  encerrando o ano de atividades.  

TRILHA SONORA ORIGINAL


Jovens fazem apresentação ao vivo das trilhas sonoras do filme
O que foi marcante na produção do curta NÃO PARE DE SONHAR foi a criação da trilha sonora original. Durante o curso, o professor, Josenildo Nascimento articulou junto com seus colaboradores alguns jovens do colégio Osíres Pontes que tinham talento musical e propôs que fizessem a música para o filme. A garotada se empenhou e em menos de dez dias a música já estava pronta. Foi uma loucura a correria para a produção da música, pois os alunos tiveram menos de três semanas pra produzir o curta e ao mesmo tempo entrarem em estúdio para a produção da trilha. Usamos o estúdio do CCBJ e produzimos a músicas sem custo algum. 

Outra música que compôs a trilha sonora do filme e que deu origem ao roteiro foi a música da aluna Ketley, uma composição que fizera para um amigo recém falecido, ex-aluno do colégio Osíres Pontes. Do mesmo modo, em menos de uma semana a música  já estava pronta. 

Por conta disso, na virada cultural do CCBJ os jovens fizeram uma apresentação ao vivo das trilhas sonoras do filme. 

Confira trilha sonora do filme: 
 Sinto sua Falta - letra e música de Ketley Mendonça - clique
 Não Pare de Sonhar - Letra e vocal: MC Seth, Sara Garcia e Cony.  Ouvir








 Assistir filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário