Formação em Cinema e Vídeo

Desde dezembro de 2015 a BJP vem realizando ações de formação em cinema e vídeo na periferia de Fortaleza.  Em nossa primeira experiência, realizamos, por meio do CCBJ em parceiria com o Ponto de Memória do Bom Jardim e CDVHS, um minicurso cujo resultado foi a produção de um curta, documentário de dez minutos sobre "A história de luta e resistência da Igreja São João Batista - assistir".  Neste curso, os alunos vivenciaram junto com o diretor, Josenildo Nascinento, o processo de produção.

Em 2016 fomos contemplados com o Prêmio Fortaleza Criativa, onde ficamos em primeiro lugar. Como contra partida referente ao prêmio, realizamos na comunidade nosso primeiro curso de 20h/a. O mesmo aconteceu numa escola particular que abriu às portas oferecendo todo o apoio logístico e infra-estrutura para a realização do curso. O curso foi gratuito e contou com mais de 30 inscritos.

O resultado final foi a realização do nosso segundo curta produzido a partir de cursos: Vânia. O processo de produção deste filme precisou ainda da colaboração do facilitador Josenildo Nascinento como Diretor, mas os alunos participaram de todos os procesos de produção cinematográfica bem como: Filmagem, assistente de direção, som direto, criação de roteiros, maquiagem, etc.


CURSO DE CINEMA E VÍDEO - 60H/A

No final de 2016, estávamos em fase de conclusão do nosso segundo curso de Cinema e Vídeo organizado por nossa equipe. Realizamos o curso de 60h/a sem receber nenhum recurso financeiro, sendo uma iniciativa para formar mais pessoas na comunidade na área do cinema e vídeo. Alguns destes, por exemplo já amnifestaram interesse de ficar trabalhando conosco em futuras produções.

Aula do nosso segundo curso de cinema e Vídeo em 2016
























Ganhamos mais experiência na ministração das aulas e mais de 60% das nossas aulas são práticas. No último curso que ofertamos os resultado foram mais que satisfatórios. é possível perceber, claramente, a evolução das produções. 
Ralizamos ao final do curso nossa primeira mostra de cinema e vídeo no Bom Jardim onde exibimos para a comunidade os filmes produzidos pelos alunos do primeiro curso (20/h/a) e deste.  

I Mostra de cinema e vídeo do Bom Jardim

Para a mostra foram produzidos três curtas realizados unicamente pelos alunos. Dividimos  as exibições em três blocos, sendo os dois primeiros compostos por filmes realizados durante às primeiras aulas e o último com uma produção mais qualificada. A mostra foi um sucesso e a comunidade abraçou com carinho a iniciativa. Já estamos preparando novas atividades para este ano de 2017. 



Gravação de cena externa do filme SEMPRE COMIGO
Um dos principais filmes produzidos pelos alunos ao final deste curso foi SEMPRE COMIGO, com o texto de Josenildo Nascimento. Estes jovens seguraram a barra e produziram sozinhos desde a direção de fotografia à capitação de som externo. O perído de produção deste curta foi de duas semanas. 
todas as produções feitas pelos alunos foram com o uso de celulares e buscamos as mais variadas e criativas estratégias para enfrentar nossas limitações. 



Nos desafiamos a trabalhar com o efeito Chroma numa cena externa. Os alunos puderam vivenciar essa prática cinematográfica além de sentir na pele o que é ser observado por todas as pessoas que passavam nas ruas.

Uma coisa ficou clara, este grupo se empenhou de corpo de corpo e alma nesta produção, levaram várias tardes, entraram pela noite, marcavam reunião para discutir novas estratégias de gravação, organização das equipes etc.

PRÓXIMOS CURSOS

Neste ano de 2017 a BOM JARDIM PRODUÇÕES tomou a iniciativa de se inscrever no edital Escolas de Cultura da SECULT do estado do Ceará. A ideia, se ganharmos este edital,  é criar no grande Bom Jardim, a primeira Escla de Cinema e Vídeo da periferia. Caso sejamos contemplados, um movimento no campo cinematográfico vai surgir a partir da periferia, é o que acreditmaos. 


Até lá, continuaremos a produzir mais filmes, inserindo novas pessoas em nossas produções.

Veja a lista dos filmes produzidos pelos alunos na I mostra de Cinema e vídeo.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário