Sou integrante do grupo Semearte de teatro de rua, vinculado ao Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) do bairro do Bom Jardim, em Fortaleza Ceará. O nome Semearte surgiu em 2003, mas precisamente em abril daquele ano, numa oficina de teatro de rua ministrada por Vera Dantas, foi quando ingrecei de vez no mundo das artes cênicas. Entretanto, antes de ser Semearte, alguns grupos já haviam se formado no espaço do MSMC , com outros nomes como Pé-na-caçamba e As Marias. O coordenador do grupo, Márcio Firmiano conta a história do grupo tendo "As Marias" como o início do Semearte, ou primeira geração. Mas nunca encarei dessa forma, sempre considerei que o Semearte passou a existir naquela oficina.
O grupo hoje conta com 9 pessoas, sendo que nem sempre foi assim. Tínhamos quase vinte integrantes no Semearte.
Mas quantidade, nesse caso, nem sempre é qualidade. As poucas pessoas que temos, fazem teatro por amor, porque traz esperança e satisfação pra suas vidas. Tem integrante que chega a comentar que sem o teatro, sem o Semearte, sua vida ficaria vazia. O teatro, pra essas pessoas é sem dúvida muito importante e vital. Promove a auto-estima. E é esse nosso diferencial. Trabalhamos o teatro na perspectiva da auto-estima, do valor da vida e proporcionando a comunidade o acesso a essa linguagem nas praças e nas ruas.
Além de ator, gosto de escrever muitos dos espetáculos do Grupo Semearte. Algumas de minhas obras:
- Pacientes pacientes - Inspirado em depoimentos de usuários dos serviços dos postos de saúde da comunidade do grande Bom Jardim. O texto foi modificado pelo Semearte e pela própria Vera Dantas, levando em conta relatos e o outro lado dos profisisonais de saúde;
- A outra história de Romeu e Julieta - Inspirado na obra de William Shakespeare, aborda de forma cômica e lúdica o tema da gravidez precoce e DST/AIDS. Ganhou o edital de teatro de rua e percorreu vários municípios do Ceará. Também foi o espetáculo mais apresentado pelo Semearte, percorrendo quase toda a capital, Fortaleza.
- A Arte de Ler - Texto montado através do edital de teatro de rua da SecultFor. Mostra como é importante a leitura. É um espetáculo infantil, mas ganhou público de todas as gerações.
- A Fera e a Bela Dorminhoca - Infantil. Fez algumas apresentaçoes no Centro Cultural do Bom Jardim.
- Lizerela - Espetáculo Infantil. Faz uma brincadeira com a história da Cinderela. Bastante distorcida, a trama ganhou a preferência do público infantil;
Nenhum comentário:
Postar um comentário