JÉSSICA (2013)
Produzido e escrito por: Josenildo Nascimento
Direção: Gislândia Barros e Josenildo Nascimento
Produzido em Madalena-CE e Bom Jardim / Fortaleza-CE


Jéssica é uma garotinha que curte navegar no facebook. Porém, sem nenhuma restrição de uso por parte de sua mãe, esta não percebe que está pondo em risco a vida de sua filha.


A produção do curta metragem JÉSSICA, a princípio não teve muitas pretensões. A história desta produção foi da seguinte forma:
Era um dia da semana qualquer, quando Gislândia Barros e Josenildo Nascimento, receberam um convite de sua amiga, Regiane Barroso (Botija 2015 ) e de sua filha Vitória Kayane para um fim de semana no interior de Madalena/CE. Regiane, porém, sugeriu que os dois pensassem em alguma atividade lúdica para fazer quando chegassem, pois não tinha muito o que fazer por lá. Então, Josenildo, num dia de sábado pela manhã, ainda na rodoviária esperando o ônibus, escreveu o roteiro de JÉSSICA. Ao chegarem em Madalena, ainda pela manhã, logo visualizaram onde seria o local das gravações. A tarde, então, o filme começou a ser produzido. Textos decorados na hora, filmagem à luz ambiente em um curto espaço de tempo, tudo conspirando para ser apenas um fim semana quase perdido, pois o que esperar de um filme produzido desta forma.


Cena gravada numa manhã de domingo - Madalena/CE
No dia seguinte, pela manhã, continuamos a gravação. Encerramos ao meio dia. Uma e meia da tarde já estávamos a caminho de volta pra casa.
Uma semana depois, gravamos os primeiros três minutos do filme no Bom Jardim e os dois minutos finais. Pronto. Após finalizar a edição, Josenildo não deu muita atenção a certos detalhes do filme, pois algumas trilhas sonoras estavam mal encaixadas em determinadas cenas. O filme, por incrível que pareça, tinha ficado muito bom, porém, tinha esse detalhe das músicas. Gislândia propôs melhorar a trilha, e Josenildo atendendo ao pedido seu pedido logo deu uma melhorada na trilha sonora e o resultado foi surpreendente. 

Quase 100% do filme foi produzido com à luz ambiente, condição que facilitou a rapidez das gravações. Um detalhes interessante, é que naquela noite de sábado, fomos a um parquinho de diversões em Madalena e aproveitamos pra gravar algumas cenas por lá.

EXIBIÇÕES

Exibimos JÉSSICA na Mostra à LUZ DA PRATA no BNB em Fortaleza, neste ano de 2015.  Ver matéria no diário do nordeste

Participamos também da mostra universitária de curta metragem na UFC do Campus do Pici também neste ano.

Quando convidados ao programa Paulo Oliveira na TV para falar de nossas produções, o filme de destaque foi Jéssica. "Não apostei muito neste filme  por conta da forma como foi  produzido mas parece que as pessoas apostaram nele (Josenildo)."

Em 2016, fomos contemplados no edital de cinema  e vídeo da SECULFOR com o curta metragem Jéssica. O objetivo do projeto era exibir o filme nas escolas e falar sobre a temática das redes sociais e sobre o processo de produção do curta.