APENAS DETALHES (2012)


Tema: relacionamento;

Direção: Josenildo Nascimento e Gislândia Barros;
Escrito por: Josenildo Nascimento;
Inspirado no texto de Rubens Lima; 
Ano de produção: julho de 2011 a janeiro de 2012
Pré lançamento: 10 de março de 2012;
Lançamento oficial no Centro Cultural do Bom Jardim: Dias 7 e 21 de julho de 2012
Local de produção: Bom Jardim, Fortaleza Ceará, Brasil.


SINOPSE:  Um jovem casal enfrenta uma crise em seu casamento. Victor (Josenildo Nascimento), pede divórcio a Elisabeth (Gislândia Barros), que aceita, com uma condição: se ele topar uma proposta muito esquisita. Eles sabem que tem muita coisa em jogo, como sua filhinha Elisângela (Vitória Kayane), a casa e toda uma vida juntos. Esse filme é uma lição de vida para as pessoas que não valorizam momentos importantes ao lado da pessoa amada.


COMO FOI PRODUZIR O FILME APENAS DETALHES
Depois da experiência do O INFERNO É AQUI, Josenildo Nascimento e Gislândia Barros perceberam que produzir filmes não era um bicho de sete cabeças e resolveram encarar um novo desafio: Produzir um longa metragem usando apenas uma máquina fotográfica de 2MP. Mas antes dessa ideia, o casal já havia proposto produzir o filme BOTIJA desde o ano de 2010, mas o coordenador do ponto de cultura e do grupo Semearte, na época, não acreditou na possibilidade de gravar um filme sem ao menos aprovar um edital. No ano seguinte, Josenildo propôs mais uma vez realizar o filme, já com todo o projeto da produção em mãos, roteiro e estratégias. O grupo de teatro do qual fazia parte concordou, inclusive o coordenador. Os produtores foram até redenção e Barreiras fotografar os locais onde seriam os sets de filmagens. Estava tudo pronto. A apenas uma semana de iniciarmos as gravações, o coordenador chegou pro casal e sugeriu aguardar mais um pouco até que fosse aprovado um edital para produzirmos a tão sonhada obra BOTIJA. Era junho de 2011, as férias de Josenildo seriam em julho e ele achou  que não poderia perder a oportunidade de produzir um filme nesse período. 


Mas faltava uma ideia pra um novo roteiro. Julho estava chegando. Foi então quando um amigo de Josenildo compartilhou com ele um texto de Rubens Lima (um autor carioca) chamado PEQUENOS DETALHES. A história era linda, falava de relacionamento e trazia uma lição de vida espetacular. O diretor, por sua vez, não perdeu tempo e começou a escrever um novo roteiro. Josenildo Nascimento adaptou esse texto para o cinema e escreveu APENAS DETALHES. 

Desta vez, não existiam condições favoráveis para a produção de um filme, pois nem câmera os diretores tinham mais. Foi quando surgiu a ideia de utilizar a tal máquina fotográfica de 12 mega pixels. 

Máquina utilizada nas filmagens

O lançamento oficial do longa APENAS DETALHES aconteceu no Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ) nos dias 07 e 21 de julho de 2012, às 16h. Também houve um pré lançamento em 10 de março de 2012, no Ponto de Cultura Casa AME. 







O longa é uma produção independente e foi gravado sem nenhum recurso financeiro, sua produção se deu apenas com doações e boa vontade de amigos e colaboradores.
Os sets de gravação foram na região do Grande Bom Jardim, periferia de Fortaleza e pontos turísticos da cidade.
"Tínhamos a nossa disposição um cenário  natural, bem como o mar da praia de Iracema, Centro Cultural Dragão do Mar, as ruas de Fortaleza, terminais de ônibus, Viaduto de Parangaba, pessoas nas ruas e praça do ferreira e etc (Josenildo)."
Agora em 2015 APENAS DETALHES ainda faz sucesso com o público do Bom Jardim. Sua última exibição foi no sábado, 31 de outubro no CENTRO BOM MIX. O público reagiu bem à trama.



A foto ao lado é de uma cena gravada no cemitério do Bom Jardim. aproveitamos uma tarde de domingo para realizarmos essa parte do filme, que pedia uma cena como essa.

"Foi difícil realizar essa cena. De vez em quando o coveiro do local vinha ver o que estava acontecendo. acho que ele estranhou ver tanta gente vindo visitar o túmulo de um ente querido falecido. Só que na verdade estávamos de frente pra um túmulo de um desconhecido. Eu procurei pelo túmulo de minha avó, mais não achei e como a tarde estava indo embora, foi o jeito ficar por ali mesmo (josenildo)."




Um fato interessante é que, APENAS DETALHES ficou conhecido no Bom Jardim por dois motivos. O primeiro, é que colocamos o filme em algumas locadoras do bairro, inclusive na locadora da  mãe do diretor, Josenildo. Fizemos banner e tudo. quase todos os dias Gislândia e Josenildo davam uma passadinha na locadora pra ver se estava locadao e  pra surpresa, além de locado estava na maioria das vezes com um marcador de "RESERVADO".  Segundo é que a pirataria tomou de conta. Encontramos nosso filme numa banquinha de pirateiros e, como quem não quer nada, compramos um filme e perguntamos se o filme era vendável. A resposta nos deixou muito felizes. O dono da venda não só disse que era vendável como já tinha feito vários pedidos e todos eram vendidos rapidamente. Em suma, mais de duas mil cópias se espalharam pelo bairro.  
De vez em quando encontramos pessoas que nos reconhecem na rua  que dizem que assistiram ao filme - e digo sem exagero - mais de cinco vezes, que se emocionaram, tanto homens quanto mulheres. "Isso pra mim é um presente, algo sem preço. Ver que o nosso trabalho produz um ótimo resultado e que tem a aprovação das pessoas (Josenildo)." 


MAKING OF
O FILME